Mudança! E agora?

Como planejar-se para a mudança para a nova casa e evitar o estresse, o cansaço e ter mais qualidade de vida
Imagine o seguinte cenário: depois de sonhar por anos com a casa ideal, você finalmente encontra aquele imóvel perfeito. Com esforço, reúne os recursos para adquiri-lo e finalmente fecha o negócio. Você está radiante e não vê a hora de estar na nova casa! Tudo pronto e.… agora você precisa se mudar.
 
Muita gente sonha com uma casa nova, mas ninguém sonha com o dia da mudança, não é mesmo? Afinal, essa é talvez a parte mais árdua do processo. Aquela que todo mundo quer fazer de conta que não existe. Selecionar, descartar e catalogar seus pertences, empacotar tudo com cuidado, viver por dias ou semanas entre pilhas e mais pilhas de caixas, transportar tudo para a casa nova e, finalmente, fazer tudo de novo ao contrário até que a nova casa esteja limpa e organizada. Tudo isso é enfadonho e cansativo, convenhamos.
 
Estudos demonstram que um ambiente doméstico bem organizado reduz o estresse e favorece a saúde. Para evitar que a mudança transforme seus dias num verdadeiro calvário, o ideal é planejar-se com o máximo possível de antecedência. Para isso, é importante ter em mente alguns passos essenciais:
 
– Primeiro, tente providenciar a ligação de luz, água, gás, internet e telefone, na nova casa, e programar a entrega de móveis novos (se for o caso). Confira as medidas dos cômodos, portas, elevadores e escadas (para saber se alguns móveis terão que ser içados, por exemplo). Isso evita contratempos e facilita os primeiros dias no novo lar. Providenciar uma boa limpeza do local antes da mudança chegar também é muito indicado e existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. Além disso, se vai morar em condomínio, fique atento às regras de dias e horários para a descarga de mudanças.
 
– O segundo passo é contratação de uma boa empresa de transportes. É importante contar com indicações ou avaliar a reputação da empresa em sites de reclamações ou redes sociais. É particularmente importante assegurar-se de que a empresa conta com pessoas capacitadas para manipulação de materiais frágeis.
  
– Terceiro, contratação de um Personal Organizer para o descarte de objetos que já não são mais úteis, e a catalogação do restante vai te ajudar a reduzir o número de caixas e os custos da mudança, além de facilitar a organização na nova casa.
 
– Quarto, no dia da chegada da mudança à casa nova, é ideal que os móveis grandes (sofá, mesas, armários) sejam colocados e montados primeiro dentro de cada cômodo, para só então descarregar as caixas. Isso facilitará muito a organização.
 
– Quinto, recomenda-se que a organização comece pelos quartos, cozinha e banheiro, arrumando o básico para que a família possa dormir confortavelmente, fazer as refeições e cuidar da higiene.
 
– Por fim, quando tudo estiver limpo e organizado, se dê ao luxo e abra um bom espumante. Ao contrário do que a etiqueta manda, agite para abrir e deixe derramar um pouco na casa nova. Diz a lenda que traz sorte e não custa tentar, não é?
 
 
Fonte: http://www.imovelmagazine.com.br/revista/materia/mudanca-e-agora
Adriana Moura
Personal Organizer e Baby Planner certificada pelo IMPI – International Maternity & Parenting Institute.
adriana.moura@inpllace.com – www.inpllace.com